NanoEnvi ® EQ Exterior
Estação Portátil de Monitorização da Qualidade do Ar Exterior
Parâmetros de Poluentes + Parâmetros Meteorológicos + Ruído
Medir os principais agentes poluentes no ar exterior e monitorizá-los sem manutenção e sem tarefas exaustivas de calibração, garantindo o máximo de fiabilidade. Permite o controlo de gases poluentes, partículas, COV, ruído, temperatura, humidade e parâmetros meteorológicos através de um único equipamento.
Conectividade
As Estações Nanoenvi® EQ estão integrados em redes IoT através de protocolos M2M habituais (3G, 4G, Ethernet y WiFi). Isso permite que a integração das estações seja adaptável a diferentes casos em termos de conetividade, o que os torna dispositivos prontos a funcionar (Plug and Play).
Alimentação
El dispositivo Nanoenvi® EQ Tem diferentes opções de energia que incluem opções de bateria e não bateria para dar autonomia elétrica ao equipamento, independentemente de onde este se encontra instalado:
- Opções Alimentadas por Bateria:
- Painel Solar + Bateria
- Rede Eléctrica + Batería
- Opções Sem Bateria:
- Power Over Ethernet
- Rede Eléctrica
Configurações Possíveis
Monitorização de Perímetro e da Qualidade do Ar Exterior
Nanoenvi® EQ É configurável para medir diferentes parâmetros dependendo do ambiente a ser monitorado. Abaixo mostramos diferentes casos de uso de monitoramento com os sensores de gás e parâmetros que o dispositivo tem.
Obras
Partículas em suspensão e poeiras
Monitoramento de partículas geradas por reformas, construções e obras em geral.
Trânsito e Zonas Baixas Emissões
Poluentes relacionados com o trânsito
Monitorização da qualidade do ar e dos parâmetros de ruído afetados pelo tráfego urbano. Ideal para Zonas de Baixas Emissões (ZBE).
Agricultura
Culturas e plantações
Monitorização de parâmetros que afetam diretamente culturas e plantações, incluindo parâmetros meteorológicos e poluentes atmosféricos.
Indústria – Monitorização
Dispersão de poluentes
Controlo da dispersão de parâmetros poluentes cuja fonte de emissão se encontra nas indústrias e que são também influenciados por fatores meteorológicos na sua propagação.
Visualização de Dados
-
Plataforma de Visualização Própria
- O Envira possui uma plataforma própria de dados em nuvem que permite a visualização dos parâmetros coletados em tempo real e em qualquer dispositivo.
-
Exploração de Dados Através de Plataformas de Terceiros
- O equipamento Pode ser integrado com plataformas próprias do cliente ou de terceiros via protocolo MQTT.
Especificações Nanoenvi EQ
- SENSOR METEOROLÓGICO
- SENSOR COV’S
- PANEL SOLAR
- SENSOR DE GASES
- SENSOR PARTÍCULAS PM
- SENSOR DE TEMPERATURA, HUMEDAD Y PRESIÓN
- SENSOR DE RUIDO
Dimensões e Caraterísticas
O seu design permite que ele seja instalado em qualquer lugar e facilita o transporte ou mudança de local sem grande esforço ou recursos.
- Personalizável
- Até 16 parâmetros ambientais disponíveis, vários tipos de comunicação e energia..
- Resistente
- Carcaça feita de materiais robustos que oferecem proteção IP65 para qualquer ambiente.
- Compacto
- O design compacto e leve torna mais fácil passar despercebido em qualquer local.
- Autónomo
- As suas múltiplas opções de potência permitem-lhe ter uma autonomia 24/7.
- Portátil
- Sistema de fácil instalação permite fácil colocação em vários locais.
- Tempo Real
- Plataforma integrada que permite a visualização de parâmetros em tempo real.
NanoEnvi IAQ
Monitorização da Qualidade do Ar Interior
Passamos mais de 80% do nosso tempo dentro de casa.
Poder monitorizar a qualidade do ar interior nas nossas casas, é fundamental devido ao seu impacto na saúde e no bem-estar dos seus ocupantes.
Nanoenvi IAQ: Um monitor com 7 sensores em 1
PM (1, 2,5, 4 e 10)
O material particulado, também conhecido pelo seu tamanho como PM (1, 2,5, 4 e 10) é composto por uma gama de partículas que permanecem suspensas no ar. Poeira, fungos, bactérias, pólen… São exemplos de fontes de partículas. Quanto mais pequenas e invisíveis forem (como as PM 1 ou 2,5), mais prejudiciais são para a saúde porque, quando inaladas, penetram profundamente no sistema respiratório. Níveis elevados de PM indicam a necessidade de rever os sistemas de ventilação para mitigar a exposição e/ou explorar as causas da sua origem.
CO2
Dentro de casa, as pessoas são a principal fonte de emissões de dióxido de carbono. O controle deste gás tornou-se muito popular em tempos de alta incidência de COVID, uma vez que sua presença é diretamente proporcional ao número de pessoas. A exposição interior a este gás pode afetar o desempenho e a tomada de decisões e também pode causar dores de cabeça, agitação e sonolência. É um indicador necessário, mas não suficiente, para poder garantir a qualidade do ar interior. Por exemplo, num espaço interior pode haver níveis ótimos de CO2 e níveis muito baixos de partículas ou COV, o que seria indicativo de má qualidade do ar.
CO
O monóxido de carbono é produzido pela combustão de um material composto por carbono. A exposição ligeira provoca tonturas e dores de cabeça. Em exposições elevadas, pode causar a morte por asfixia. O perigo deste gás reside quando é gerado pela ação de uma combustão inodora.
Compostos orgânicos voláteis (COV)
Os compostos orgânicos voláteis (COV) são partículas libertadas pelos produtos sintéticos do dia-a-dia (produtos de limpeza e desinfeção, tintas, vernizes, ceras, cosméticos, perfumes, desodorizantes, etc.). A exposição de curta duração causa irritação nas membranas mucosas, embora algumas estejam associadas a patologias mais graves, especialmente se a exposição for constante.
Como funciona o Nanoenvi IAQ
O Nanoenvi é um dispositivo Wi-Fi fácil de instalar e isento de manutenção, cuja função é medir os
parâmetros que determinam a qualidade do ar num espaço interior.
Dispositivo
Plataforma
Entrega de dados em tempo real à plataforma web para ter sempre disponíveis registos e dados históricos para cada parâmetro determina a qualidade do ar.
Indicador LED de qualidade do ar em tempo real
O Nanoenvi IAQ tem um painel LED codificado por cores para saber rapidamente e em tempo real se a qualidade do ar é ótima, boa, moderada ou má.
-
Ótima: A qualidade do ar é excelente.
-
Bom: A qualidade do ar está dentro dos parâmetros recomendados.
-
Moderado: recomendam-se ações para que a qualidade do ar não seja comprometida
-
Terrível: os parâmetros de qualidade do ar não atingem valores mínimos e é necessário tomar
medidas urgentes.